Tenho notado em meus cursos online a dificuldade de posicionamento profissional, em especial entre os cirurgiões-dentistas recém formados.
Se você acabou de sair da faculdade e leu esse título, provavelmente se sinta ofendido, porque quando alguém com mais experiência fala para você se colocar no seu lugar, provavelmente entenderá que está sendo discriminando ou não estão te dando seu devido valor.
Muito pelo contrário! Seu lugar é lugar de cirurgião-dentista. Sinta-se como tal. Pare de se sentir inferior. Acredite. VAI LÁ E FAZ!
Uma boa dose de humildade faz bem para qualquer carreira, mas não é necessário se sentir super dependente ou se colocar como um “Zé Mané” no meio de uma roda de dentistas. Quer que seus clientes acreditem em você e no seu trabalho? ACREDITE VOCÊ PRIMEIRO!
Vou te dar algumas dicas que podem te ajudar no seu posicionamento e melhorar tua relação com clientes, com outros colegas e te colocar melhor no mercado de trabalho.
Dica 1: Não seja sempre escolhido! É importante que comece sua vida profissional sabendo exatamente o que quer e qualquer coisa que não seja um passo para conseguir seu ‘resultado esperado”, te afasta dele. Se você não está de acordo com a proposta recebida, posicione-se e exija o que é viável para você.
Dica 2: Receba seu dinheiro. Alguns alunos do meu curso online “Sou Dentista. E agora?” se queixaram exatamente do mesmo problema no início de suas carreiras. Foram trabalhar de porcentagem e não recebiam do dono da clínica. Por que? Você deveria aceitar isso? Não! Você trabalho, e você é profissional. Não pode permitir exploração por parte de colegas, que se dizem mais entendidos que você.
Dica 3: Peça ajuda! Muita gente acha que pedir ajuda a alguém mais experiente, será um atestado de que não sabe de nada e perderia credibilidade diante o profissional solicitado. Muito engano. Você nunca saberá de tudo! E esse profissional que está sendo solicitado, também pede ajuda a outros colegas em algumas situações. Pode ter certeza disso. Pedir ajuda provavelmente será uma coisa que você vai fazer o resto de sua vida.
Dica 4: Encaminhe o paciente. Isso também pode parecer incapacidade técnica ou mais uma vez atestado de que não sabe de nada, mas não é! Isso é mais uma coisa que você provavelmente fará o resto da vida. Quando você não ultrapassa aquilo que se sente realmente capacitado para fazer e explica para seu cliente que está querendo oferecer o melhor a ele, você não vai ser entendido como um mal dentista. Muito pelo contrário, vai receber a confiança e credibilidade do seu cliente, pois ele notará que você se preocupa mais com ele que com o dinheiro dele. E isso é importantíssimo para o vínculo profissional-paciente.
Dica 5: Cuidado com suas redes sociais! Queira ou não, seus clientes vão querer saber da sua vida. E aí,como tem posicionado? Você agora é um profissional e deve ser respeitado pelos seus pacientes e seus colegas. Para isso, se coloque no seu lugar de um bom profissional. Seus clientes não querem te ver bêbado no domingo anterior à cirurgia que fará nele na segunda-feira pela manhã, nem quer ler palavrões, ofensas e posicionamentos políticos que sejam contra os deles. Muita gente não quer aceitar isso, com aquela justificativa de que esse sou eu e pronto! Tudo bem, esse é você. O que vale mais, ser você o tempo todo no Instagram e no Facebook ou ter a credibilidade dos seus clientes. Pense sobre isso. Eles precisam entender que você é uma pessoa de respeito. Lógico que não tá errado, postar fotos de família, viagens, ou compartilhar coisas engraçadas. Só tenha bom senso. Bom senso vale em qualquer situação.
Dra. Amanda Cangussu – Odontopediatra e Coach de Carreira