Clínicas e consultórios odontológicos já estão utilizando a aromatização de ambientes para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos nos serviços. Os objetivos vão desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos seus clientes.
O olfato é um sentido pouco explorado nas clínicas e consultórios odontológicos, pois a grande maioria não tem conhecimento da sua importância. E muitos profissionais não se preocupam em buscar uma solução para deixar os cheiros característicos da odontologia, como o Eugenol, o mais longe do olfato dos clientes.
Além dos estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos, capazes de criar um diferencial emocional em qualquer clínica ou consultório odontológico, a estratégia do momento é conquistar o cliente pela emoção olfativa.
O olfato pode até parecer o sentido menos desenvolvido, mas é importante observar que podemos sentir dez mil cheiros diferentes, ao passo que o paladar, considerado muito mais desenvolvido, pode avaliar somente quatro gostos diferentes: doce, salgado, azedo, amargo.
Muitos países já utilizam o marketing olfativo como estratégia para atrair consumidores e criar uma relação de compra emocional.
Diversos estudos realizados demonstraram que o comportamento das pessoas em relação aos produtos aromatizados é mais favorável do que aqueles relativos aos produtos sem fragrância. Uma experiência comparou o efeito da aromatização de espaços com a utilização da música e concluiu que enquanto a música pode aumentar em quatro por cento as vendas, os cheiros podem fazê-las subir até 18 por cento.
Clínicas e consultórios odontológicos já estão utilizando a aromatização de ambientes para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos nos serviços (clientes, funcionários, parceiros e fornecedores). Os objetivos vão desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos seus clientes e todos que circulam pela clínica/consultório diariamente.
Para aplicar esta ferramenta na sua clínica ou consultório é importante conhecer muito bem o seu negócio e traçar o perfil do público-alvo para escolher o aroma adequado.
É importante destacar que a aromatização de ambientes não serve apenas para deixar o ambiente com cheiro bom. Além de neutralizar odores ruins e deixar um aroma agradável, a aromatização trabalha positivamente a percepção olfativa do cliente.
Com a aromatização de ambientes é possível:
- Criar uma identidade olfativa;
- Criar um vínculo emocional com o cliente;
- Agregar valor e diferencial ao serviço;
- Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
- Aumentar a atenção de todos os envolvidos no serviço;
- Proporcionar bem-estar e relaxamento;
- Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
- Criar uma atmosfera sofisticada, valorizando o serviço e o profissional;
- Criar um ambiente alegre e descontraído;
- Estimular a vontade do cliente em realizar novos tratamentos;
- Aumentar a vontade de permanência na clínica/consultório;
- Acabar com os cheiros desagradáveis, que tanto incomodam os clientes.
Confira as essências mais conhecidas e seus efeitos:
- Alfazema: Relaxa e acalma a mente. Limpa o ambiente.
- Camomila: Acalma e purifica.
- Chá verde: conforta a alma e relaxa a mente
- Erva doce: Calmante.
- Flor de laranjeira: Atua sobre o medo e a histeria.
- Jasmim: Melhora o humor, alegria e felicidade.
- Lavanda: Relaxa e acalma a mente.
- Tangerina: Relaxante.
É preciso cuidado na hora de escolher o aroma ideal para clínicas e consultórios odontológicos. Uma escolha errada pode tornar o ambiente desagradável, causando mal-estar, desconforto e repugnância nas pessoas.
Para inserir o Marketing Olfativo na sua clínica ou consultório odontológico é importante pensar estrategicamente e fazer uma escolha planejada. Além de empresas especializadas no Marketing Olfativo, o mercado oferece várias opções interessantes, como difusores à vela ou elétrico, varetas, esferas ou anéis de cerâmica, sachês, entre outros. Faça uma pesquisa em diversos lugares, sinta os aromas mais indicados para o seu negócio e converse com especialistas no assunto. Que o cheirinho da sua clínica ou consultório proporcione uma experiência sensorial positiva para todos os envolvidos no seu negócio. Um cheiro e muitos sorrisos!
Nísia Teles é Graduada em Marketing, especialista em Marketing para Dentistas. Possui experiência de 12 anos na área odontológica. É sócia-fundadora do Markentista www.markentista.com.br www.blog.markentista.com.br