Como ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica?
Posted by

Como ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica?

Quem abriu recentemente um consultório ou clínica odontológica deve se atentar a diferentes pontos e não somente ao atendimento em si. Muitos profissionais direcionam toda a atenção para o atendimento prestado aos pacientes e se esquecem de outras questões muito importantes, como a financeira. O cotidiano dos profissionais da saúde é apertado, pois eles precisam se preocupar com o cumprimento de horários, capacitações, consultas, diagnósticos e acaba faltando tempo para ações administrativas e de gestão, podendo complicar a vida do negócio.

Você deve pensar que a clínica para se ter sucesso financeiro, além de ser um local para prestar o atendimento, é uma empresa e necessita de medidas para manter seu funcionamento e prosperidade no mercado, cada vez mais competitivo. Neste cenário, a gestão financeira é muito importante, uma vez que qualquer empreendimento demanda tanto uma boa estratégia mercadológica quanto uma administração que evite dores de cabeças. O gerenciamento financeiro adequado será determinante para o empreendimento dar certo, pois este é decisivo para dar prosseguimento ao empreendimento.

Exatamente pelas explicações acima para se ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica no mercado atual o profissional deve-se procurar uma estratégia de trabalho onde ele consiga desenvolver suas atividades como profissional dentista, mas que também consiga fazer a gestão e controle financeiro de sua clínica. Em muitas circunstancias a ajuda para esse acompanhamento resulta em resultados e rentabilidades fantásticas. Uma das forma de resolver essa deficiência é por meio de uma parceria com uma franquia odontológica.

Como começar para ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica?
Inicialmente é importante oferecer serviços que irão garantir a estabilidade da saúde dos pacientes, sendo que o atendimento deve ser o mais eficiente possível, além do serviço redondo é necessário se preocupar também com outros quesitos, e a organização será a chave para a prosperidade da clínica ou consultório. Por essa razão é importante manter todas as ações e finanças sob controle. O caixa de ser fechado todos os dias, deve-se ter um software odontológico que permite uma dinâmica e facilidade extraordinária nesse fechamento de caixa. O ideal também que tenha um software que faça a conciliação financeira que nada mais é do que comparar automaticamente o que você tem de saldo de banco com seu saldo na clínica.

O primeiro passo para o sucesso financeiro com uma clínica odontológica é determinar quais os procedimentos que serão realizados na clínica e como serão realizados. A partir daí será possível fazer o cálculo do custo e por quanto eles serão oferecidos. Sempre é importante ter uma análise dos custos reais de cada procedimento para se ter a certeza de que não vai cobrar uma valor menor do que o valor para se pagar os custos para se realizar o procedimento.

Deve-se selecionar quais são os procedimentos mais lucrativos na odontologia. Esses procedimentos mais lucrativos deverão ser os procedimentos mais importantes. O ideal é que a clínica se especialize nesses procedimentos se tornando referencia em sua cidade para realização destes procedimentos.

Depois é necessário avaliar quantos serão os funcionários necessários para iniciar o negócio. O cliente vai exigir um bom atendimento e isso só será possível com uma recepcionista, um assistente, um profissional responsável pela limpeza e demais profissionais especializados nos procedimentos que o consultório irá oferecer. Tudo tem que funcionar perfeitamente e com muita qualidade. A perfeição é encontrar o ponto certo entre o número de funcionários que possa atender todas as expectativas quanto a qualidade, responsabilidade, eficiência e eficácia. Assim conseguirá atender com qualidade com um número de colaboradores não onera a clínica em demasia

Controle é uma das chaves
É importante manter tudo na ponta do lápis: faturamento, contas a pagar, recebimentos, demais débitos, clientes com inadimplência, tributações, enfim, todas as movimentações financeiras necessárias para manter o consultório. É imprescindível manter o controle rigoroso seja por planilhas ou software específico, pois com ele é possível saber as receitas e despesas mensais e ter uma visão de como está o andamento do negócio.

Para ser ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica é fundamental que se tenha o controle administrativo fundamentado na lógica dos processos. E todos os pontos fracos que possa contribuir para uma perda financeira da clínica deve-se pensar em uma solução para o problema. Essa é uma das grandes vantagens do software odontológico IEBdental. Ele é usado hoje por uma centena de clínicas odontológicas entre essas franquias odontológicas a mais de 8 anos. Mostrando estabilidade e permitindo assim os controles e cruzamentos de dados para contribuir para os ganhos da clínica e evitar perdas por fraudes, roubos ou falhas na negociação.

O fluxo de caixa
Outro fator importante e que pode determinar o sucesso do negócio diz respeito ao fluxo de caixa. Com ele é possível ter uma visão geral de como está a vida financeira da clínica, uma vez que é possível saber se o negócio vai bem ou mal. A questão é simples: se a projeção do fluxo de caixa for boa, o negócio vai bem, e se não estiver tão boa é hora de repensar a estratégia adotada pelo consultório.

Uma boa projeção do fluxo de caixa permite o planejamento adequado dos ganhos e gastos para os próximos períodos (pode ser meses ou semestres). Trata-se de uma estratégia que possibilita prever a situação financeira pelos próximos meses, ou seja, se terá um caixa positivo ou negativo, sendo importante também para fazer (ou não) investimentos futuros.

Resumidamente o fluxo de caixa é o dinheiro que entrou para o futuro (para o próximo mês em diante). Assim se esse dinheiro está diminuindo significa que seu futuro vai ser difícil, doloroso. O fluxo de caixa te permite prever o futuro de sua clínica com 8, 10 meses de antecedência e isso é fundamental no mercado competitivo que estamos hoje.

Faça uma reserva financeira
Para manter o fluxo de caixa favorável é essencial ter um fundo de reservas. Isso porque há sempre gastos eventuais, tais como demissões, férias e outros imprevistos que podem não ser benéficos para a saúde financeira da clínica. Por fim, tente manter-se dentro da estratégia estabelecida, mesmo que seja difícil conciliar as atividades do consultório com as finanças. Lembre-se: para se manter em um mercado tão competitivo, é importante ter estabilidade, que só é alcançada com uma boa gestão.

Ou seja, não seja ansioso. Se programe para os investimentos, tenha sempre os pés no chão. Devemos para evoluir sempre assumir riscos, mas sempre de uma forma calculada.

 

Fonte: http://iebclinicas.com.br/sucesso-financeiro-com-uma-clinica-odontologica/

Comments

0 Comentários desativados em Como ter sucesso financeiro com uma clínica odontológica? 947 15 fevereiro, 2017 Financeiro e Contábil fevereiro 15, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisa

Cursos

Facebook