Toda empresa de sucesso tem como principal ativo as relações humanas. E para que essas relações aconteçam de uma forma efetiva, trazendo resultados positivos e lucrativos, é importante desenvolver ações de “Endomarketing” com o público interno e “Marketing de Relacionamento” com o público externo.
Entre as opções para trabalhar o Endomarketing e o Marketing de Relacionamento nas clínicas e consultórios odontológicos existe o “Jornal Mural”, ferramenta de comunicação interna ou externa, que pode trazer resultados excelentes, se realizado com eficiência e planejamento.
O Jornal Mural é um veículo de comunicação dirigido ao público interno ou externo da clínica ou consultório. O seu principal objetivo é fortalecer as relações humanas e tornar a comunicação mais efetiva.
Os principais temas abordados no Jornal Mural Corporativo (interno):
Comunicados internos;
Homenagens para equipe;
Aniversários e festas;
Artigos para reciclagem;
Dicas de lazer e cultura.
Os principais temas abordados no Jornal Mural Institucional (externo):
Notícias e informações sobre a clínica/consultório;
Homenagens e eventos;
Artigos sobre saúde bucal;
Dicas que despertem sorrisos;
Assuntos temáticos utilizando datas comemorativas.
É importante seguir alguns passos para que o Jornal Mural seja um sucesso:
Data regular: O Jornal Mural deve ser regular e com uma data específica para publicação;
Boa localização: Normalmente ele fica exposto num local de fácil acesso. Na recepção, no corredor, na copa, na sala de reuniões, etc;
Textos simples e de fácil entendimento: O redator responsável pelo jornal deve conhecer o público-alvo e criar uma linguagem de acordo com o perfil do leitor;
Boa diagramação: Para atrair o interesse do leitor é importante saber utilizar os espaços disponíveis para inserir o conteúdo de uma forma inteligente e atraente;
Apelo visual: De acordo com o público-alvo é possível encontrar a melhor forma de criar um layout que agrade o público-alvo.
No desenvolvimento do Jornal Mural a clínica/consultório deve estimular a participação da equipe ou dos clientes, os colaboradores ou clientes podem ajudar com sugestões de pauta. Além de enriquecer o material as chances de agradar serão bem maiores, já que o conteúdo publicado será exatamente o que o público-alvo deseja ler.
Nísia Teles é Graduada em Marketing, Especialista em Marketing para Dentistas, Experiência de 12 anos na área odontológica. Sócia fundadora do Markentista – Marketing & Design para Dentistas. Idealizadora e Coordenadora do Clube Markentista – Cursos e treinamentos. Realiza treinamento de equipe em Clínicas Odontológicas. Ministra cursos e palestras sobre Marketing Odontológico. Autora de diversos artigos sobre Marketing Odontológico.