Mindset “startup” para o dentista empreendedor

Mindset “startup” para o dentista empreendedor

Segundo Eric Ries, a startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. Quando um dentista decide empreender, está diante de um cenário de extrema incerteza. A concorrência na odontologia é muito grande e, além disso, o dentista não aprende na faculdade a fazer a gestão do seu negócio.

Quando se cria uma startup, tem que se pensar no problema que será resolvido antes de apegar-se à solução. Com o dentista empreendedor normalmente é diferente: o dentista pensa primeiro na qualidade do seu negócio, na estrutura, quanto ele tem para investir, quais especialidades ele vai oferecer e quantos equipamentos de última geração ele vai precisar para encantar o seu cliente. Mas, afinal, qual é o problema que o dentista empreendedor vai resolver com o seu negócio?

Resolver problemas é o que deve nortear todo empreendedor. Isto tem a ver também com a percepção de valor do cliente. Via de regra o cliente entende muito bem do problema e espera sempre por uma solução. Quando se oferece a solução para aquele problema o cliente percebe valor, caso contrário, não percebe valor e vai escolher sempre a “pseudo-solução” mais barata.

Tenho certeza que o dentista empreendedor que chegou até aqui na leitura, começa a se enxergar. Na maioria das vezes o empreendedor não entende por que investiu tanto, escolheu a melhor estrutura, os melhores equipamentos, porém, não consegue “decolar”. Não raro, olha para a concorrência bem mais barata e pensa: onde foi que eu errei?

O dentista empreendedor deve utilizar o conceito que está por trás de toda startup: em vez de pensar primeiro na estrutura do seu negócio, pense no problema que quer resolver. Em vez de gastar muitos recursos (tempo, dinheiro e gente) na estrutura, busque descobrir o que o mercado deseja. Pesquise e ouça bastante aquele que será o seu usuário. Mergulhe nas “dores” e nos dilemas do seu cliente e teste o mais cedo possível a sua aceitação.

Se, ainda assim, não tiver satisfeito com a resposta do cliente, não hesite em mudar o rumo do seu negócio. Mudança de direção é sempre bem-vinda, seja na solução ou no nicho de mercado. E lembre-se: não há maior destruidor do potencial criativo de um empreendedor que a decisão mal orientada de perseverar.

Victor Hugo Ribeiro

Dentista Maker

Crédito Foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/medico’>Médico foto criado por senivpetro – br.freepik.com</a>

Comments

0 Comentários desativados em Mindset “startup” para o dentista empreendedor 13 16 outubro, 2020 Gestão da Odontologia, Victor Hugo Ribeiro outubro 16, 2020
Victor Hugo Ribeiro

About the author

Victor Hugo Ribeiro é graduado em Odontologia pela UNIFLU – Campos/RJ com carreira desenvolvida na área de tecnologias para saúde e segurança nas organizações, com ampla experiência na gestão da inovação e gestão integrada de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Especialista em Gestão de Programas de Promoção de Saúde nas Organizações e pós graduando em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 na PUC-RS. Atualmente desenvolvendo projetos de Data Science e Inteligência Artificial em Saúde. Linkedin: www.linkedin.com/in/victor-hugo-ribeiro-8251a8105 Email: drvictor_hugo@hotmail.com Telefone: (69) 98128 0166

View all articles by Victor Hugo Ribeiro

Pesquisa

Cursos

Facebook