Segundo Eric Ries, a startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. Quando um dentista decide empreender, está diante de um cenário de extrema incerteza. A concorrência na odontologia é muito grande e, além disso, o dentista não aprende na faculdade a fazer a gestão do seu negócio.
Quando se cria uma startup, tem que se pensar no problema que será resolvido antes de apegar-se à solução. Com o dentista empreendedor normalmente é diferente: o dentista pensa primeiro na qualidade do seu negócio, na estrutura, quanto ele tem para investir, quais especialidades ele vai oferecer e quantos equipamentos de última geração ele vai precisar para encantar o seu cliente. Mas, afinal, qual é o problema que o dentista empreendedor vai resolver com o seu negócio?
Resolver problemas é o que deve nortear todo empreendedor. Isto tem a ver também com a percepção de valor do cliente. Via de regra o cliente entende muito bem do problema e espera sempre por uma solução. Quando se oferece a solução para aquele problema o cliente percebe valor, caso contrário, não percebe valor e vai escolher sempre a “pseudo-solução” mais barata.
Tenho certeza que o dentista empreendedor que chegou até aqui na leitura, começa a se enxergar. Na maioria das vezes o empreendedor não entende por que investiu tanto, escolheu a melhor estrutura, os melhores equipamentos, porém, não consegue “decolar”. Não raro, olha para a concorrência bem mais barata e pensa: onde foi que eu errei?
O dentista empreendedor deve utilizar o conceito que está por trás de toda startup: em vez de pensar primeiro na estrutura do seu negócio, pense no problema que quer resolver. Em vez de gastar muitos recursos (tempo, dinheiro e gente) na estrutura, busque descobrir o que o mercado deseja. Pesquise e ouça bastante aquele que será o seu usuário. Mergulhe nas “dores” e nos dilemas do seu cliente e teste o mais cedo possível a sua aceitação.
Se, ainda assim, não tiver satisfeito com a resposta do cliente, não hesite em mudar o rumo do seu negócio. Mudança de direção é sempre bem-vinda, seja na solução ou no nicho de mercado. E lembre-se: não há maior destruidor do potencial criativo de um empreendedor que a decisão mal orientada de perseverar.
Victor Hugo Ribeiro
Dentista Maker
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