Odontologia e Ferrari
Posted by

Odontologia e Ferrari

Mostrar ao paciente os benefícios que se pode conseguir por meio dos seus serviços pode se tornar uma estratégia decisiva nos negócios de um consultório. Essa é a diferença entre vender um simples carro ou uma inestimável Ferrari.

Sei que muitos devem se perguntar o que tem a ver Ferrari com Odontologia?

Pois, eu respondo: tudo! Isso mesmo, tem tudo a ver. Em primeiro lugar, queria perguntar a você quantos vendedores de Ferrari você já viu ou conhece?

Sei que deve conhecer inúmeros vendedores da Volkswagen, Ford, GM, Fiat etc., mas da Ferrari você conta nos dedos, já que eles são pouquíssimos no mundo todo. São raros e, com certeza, especiais.

Quando um vendedor da Ferrari inicia seu serviço, ele é antes de tudo muito bem treinado. A regra básica é saber o que está vendendo, pois só assim poderão transmitir ao comprador confiança e o valor real do produto oferecido.

Esses vendedores já aprendem logo no início que não vendem apenas carros, mas sim sonhos, autoestima, prazer e status.

Na odontologia não é diferente. O dentista tem de ampliar sua percepção, olhar o segmento em que está inserido de uma forma mais ampla e estratégica, ter sensibilidade e perceber o que o mercado está querendo e do que precisa.

Para ter sucesso, é necessário um diferencial em meio a um mercado tão concorrido, mas hoje, diferente de dez ou quinze anos atrás, para se destacar não basta ser um ótimo especialista técnico (ortodontista, endodontista, periodontista), enfim, isso deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência do mercado. Por isso, é preciso agregar novos conhecimentos e ideias para que se possa alcançar um local de destaque entre os demais.

O primeiro passo é conhecer o que se vende, saber qual é o seu real papel na vida do paciente e da sociedade, ter em mente que dentista não cuida apenas de dente, assim como um vendedor de Ferrari não vende apenas carros.

O ortodontista não trata apenas das más-oclusões e desalinhamentos dentários; o periodontista não é responsável apenas pela saúde periodontal, ou seja, não podemos trabalhar apenas com os conhecimentos técnicos da Odontologia. Temos de quebrar paradigmas e trilhar novos caminhos. Temos de perceber que o dentista oferece muito mais do que apenas um sorriso bonito e saudável.

Tratar de patologias bucais, como se faz há décadas, é continuar vendendo carros. O dentista tem de perceber que os seus serviços estão relacionados com o bem-estar, autoestima, felicidade, satisfação e, muitas vezes, sonhos. São esses sentimentos que estão sendo almejados pelos pacientes, e isso não possui um valor mensurável, não tem preço.

Saber transmitir o verdadeiro conceito que envolve um tratamento odontológico é fundamental no dia a dia de um profissional da odontologia. Mostrar ao paciente os benefícios que se pode conseguir por meio dos seus serviços pode se tornar uma estratégia decisiva nos negócios de um consultório. Essa é a diferença entre vender um simples carro ou uma inestimável Ferrari.

Vale ressaltar a importância da humanização no atendimento e no atendimento personalizado, ocasiões em que cada paciente é atendido de uma forma exclusiva e especial, pois, cada pessoa é única, possui temperamento diferente, traumas, medos e muitas outras coisas que as diferenciam umas das outras. Um verdadeiro vendedor de Ferrari sabe como tratar de forma diferenciada cada um de seus clientes.

Ter essa visão e trabalhar com essa ideia fazem a diferença. É ir ao encontro da necessidade e dos anseios do mercado atual, que se encontra muito mais informado e exigente a cada dia. Até quando você continuará vendendo carros?

Sei que você é capaz, sei que é talentoso. A prova disso é a profissão que escolheu e exerce. Então se permita evoluir e comece a vender Ferrari. A mudança é inevitável e só depende de você.

Daniel Rubens Tressoldi

Comments

0 Comentários desativados em Odontologia e Ferrari 1247 28 junho, 2016 Daniel Tressoldi junho 28, 2016
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisa

Parceiros

No related posts were found

Cursos

Facebook