A função do empresário é o de liderar um negócio. O empresário tem uma visão diferente da presente e é o catalisador da mudança.
Existe um mito muito comum na área de saúde que é: “se compreende a técnica de um negócio, compreende o negócio que faz essa técnica”. Muitos médicos, dentistas e outros profissionais de saúde têm a impressão de que para ter um consultório basta ter cursado uma faculdade de saúde. No entanto, como muitos descobrem mais tarde, saber a técnica, ser um bom médico, fazer mestrado, doutorado e outros cursos na área de saúde não são garantia de sucesso do consultório. Geralmente, o profissional está muito apegado ao que gosta, da parte técnica, o que o limita a abordar seu consultório como técnico. Isso gera uma frustração porque são necessárias mais do que capacidades técnicas para gerir uma clínica de sucesso.
Quando o profissional percebe a responsabilidade de gerenciar uma clínica ou consultório sua reação, geralmente, é: Por que não nos ensinam isso na faculdade?
Existem alguns papéis que devem ser desempenhados pelo profissional de saúde. Vamos considerar que está chegando o final do mês e você percebe que o faturamento está abaixo do planejado em cerca de R$ 3.000,00. Essa diferença vai prejudicar o pagamento das despesas, causando preocupações financeiras. Caso tenha um tempo de apenas duas horas para poder resolver o problema, qual das seguintes alternativas você escolheria?
- Começar um atendimento/procedimento de um paciente que vai lhe pagar à vista um valor que vai lhe ajudar financeiramente?
- Fazer uma reunião com a equipe da clínica/consultório para discutir novas formas de preencher os horários, não só para este mês, mas para todos os meses futuros?
- Encontrar-se com outros profissionais para incentivá-los a uma troca de indicações, que poderá beneficiar a você e a eles?
Se respondeu à primeira opção, você está tentando resolver o problema apenas no papel de técnico. Após um período de tempo, os técnicos descobrem as limitações de serem simplesmente bons técnicos. O procedimento realizado vai resolver o problema no momento, mas não vai revelar a verdadeira causa do problema, ou seja, no mês seguinte certamente ele se repetirá.
O papel de empresário
A função do empresário é o de liderar um negócio. O empresário é um sonhador em nós, que tem uma visão diferente da presente e é o catalisador da mudança. O empresário pensa no futuro, nunca no passado, e raramente no presente. Um empresário encara uma falha de R$ 3.000,00 não só resolvendo o problema, mas implementando novos sistemas, técnicas, tecnologias e objetivos para minimizar distorções e atingir resultados melhores no futuro.
O papel de gerente
O gerente tem como responsabilidade gerir um negócio. Ele é pragmático. Sem ele não haveria planejamento, ordem e consistência no negócio. O gerente deseja ordem. Enquanto o maior interesse do empresário é o futuro, o gerente olha para o passado (pessoal, livros ou outros meios) e busca soluções que o tenham ajudado a resolver um problema semelhante e as aplicam.
O papel de técnico
O técnico é quem faz o trabalho, cujo lema é: quando se quer uma coisa bem feita, faça-a você mesmo (soa familiar?). O técnico adora fazer o trabalho, ele não sonha com as coisas, mas as faz. Desde que um técnico esteja trabalhando, ele está contente. Por isso, o técnico vive no presente.
Para que uma clínica ou consultório tenha sucesso, o profissional/dono tem de ser capaz de desempenhar os três papéis ao mesmo tempo, que são distintos, mas simultâneos. O técnico faz o trabalho, o gerente gere o dia a dia, enquanto que o empresário planeja e direciona o futuro da empresa. Assim, para que a clínica ou consultório cresça, o profissional de saúde deve deixar de trabalhar na empresa e começar a trabalhar para a empresa.
Dr. Lacy Lima Amorim – Direcionar Consultoria www.direcionarconsultoria.com.br