Os Papéis do Profissional de Saúde
Posted by

Os Papéis do Profissional de Saúde

A função do empresário é o de liderar um negócio. O empresário tem uma visão diferente da presente e é o catalisador da mudança.

Existe um mito muito comum na área de saúde que é: “se compreende a técnica de um negócio, compreende o negócio que faz essa técnica”. Muitos médicos, dentistas e outros profissionais de saúde têm a impressão de que para ter um consultório basta ter cursado uma faculdade de saúde. No entanto, como muitos descobrem mais tarde, saber a técnica, ser um bom médico, fazer mestrado, doutorado e outros cursos na área de saúde não são garantia de sucesso do consultório. Geralmente, o profissional está muito apegado ao que gosta, da parte técnica, o que o limita a abordar seu consultório como técnico. Isso gera uma frustração porque são necessárias mais do que capacidades técnicas para gerir uma clínica de sucesso.

Quando o profissional percebe a responsabilidade de gerenciar uma clínica ou consultório sua reação, geralmente, é: Por que não nos ensinam isso na faculdade?

Existem alguns papéis que devem ser desempenhados pelo profissional de saúde. Vamos considerar que está chegando o final do mês e você percebe que o faturamento está abaixo do planejado em cerca de R$ 3.000,00. Essa diferença vai prejudicar o pagamento das despesas, causando preocupações financeiras. Caso tenha um tempo de apenas duas horas para poder resolver o problema, qual das seguintes alternativas você escolheria?

  • Começar um atendimento/procedimento de um paciente que vai lhe pagar à vista um valor que vai lhe ajudar financeiramente?
  • Fazer uma reunião com a equipe da clínica/consultório para discutir novas formas de preencher os horários, não só para este mês, mas para todos os meses futuros?
  • Encontrar-se com outros profissionais para incentivá-los a uma troca de indicações, que poderá beneficiar a você e a eles?

Se respondeu à primeira opção, você está tentando resolver o problema apenas no papel de técnico. Após um período de tempo, os técnicos descobrem as limitações de serem simplesmente bons técnicos. O procedimento realizado vai resolver o problema no momento, mas não vai revelar a verdadeira causa do problema, ou seja, no mês seguinte certamente ele se repetirá.

O papel de empresário

A função do empresário é o de liderar um negócio. O empresário é um sonhador em nós, que tem uma visão diferente da presente e é o catalisador da mudança. O empresário pensa no futuro, nunca no passado, e raramente no presente. Um empresário encara uma falha de R$ 3.000,00 não só resolvendo o problema, mas implementando novos sistemas, técnicas, tecnologias e objetivos para minimizar distorções e atingir resultados melhores no futuro.

O papel de gerente

O gerente tem como responsabilidade gerir um negócio. Ele é pragmático. Sem ele não haveria planejamento, ordem e consistência no negócio. O gerente deseja ordem. Enquanto o maior interesse do empresário é o futuro, o gerente olha para o passado (pessoal, livros ou outros meios) e busca soluções que o tenham ajudado a resolver um problema semelhante e as aplicam.

O papel de técnico

O técnico é quem faz o trabalho, cujo lema é: quando se quer uma coisa bem feita, faça-a você mesmo (soa familiar?). O técnico adora fazer o trabalho, ele não sonha com as coisas, mas as faz. Desde que um técnico esteja trabalhando, ele está contente. Por isso, o técnico vive no presente.

Para que uma clínica ou consultório tenha sucesso, o profissional/dono tem de ser capaz de desempenhar os três papéis ao mesmo tempo, que são distintos, mas simultâneos. O técnico faz o trabalho, o gerente gere o dia a dia, enquanto que o empresário planeja e direciona o futuro da empresa. Assim, para que a clínica ou consultório cresça, o profissional de saúde deve deixar de trabalhar na empresa e começar a trabalhar para a empresa.

Dr. Lacy Lima Amorim – Direcionar Consultoria www.direcionarconsultoria.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Os Papéis do Profissional de Saúde 1260 06 janeiro, 2010 Gestão da Odontologia, Lacy Amorim janeiro 6, 2010
Lacy Amorim

About the author

Dr. Lacy Lima Amorim é autor dos livros “O Preço Certo – Orientações para formação de preços na área de saúde” e “Ponha um Escorpião no Bolso – Orientações sobre orçamento pessoal e familiar”. www.direcionarconsultoria.com.br; contato@direcionarconsultoria.com.br

View all articles by Lacy Amorim

Pesquisa

Cursos

Facebook