Segundo a pesquisadora Tiffany Field o contato físico tem o poder de aliviar o estresse, ansiedade, curar doenças e até mesmo reduzir a depressão. Você já observou como as pessoas ficam mais felizes e relaxadas após o abraço de um amigo? Quando estimulamos os receptores de pressão sob a pele, o coração desacelera. A pressão sanguínea diminui, assim como a liberação de hormônios que causam o estresse. Tiffany explica que o toque torna as pessoas mais alegres e menos irritadas.
Como você trabalha a questão do toque no seu consultório?
É importante entender a importância de “tocar” seu cliente como forma de conquistar sua confiança e fidelidade.
O mundo moderno leva as pessoas para um “não tocar”, com a idéia de que, assim, não se corre o risco de mal-entendidos. O resultado é que o tato, um dos mais importantes sentidos do corpo, passa a ser, também, um dos mais negligenciados.
Vivemos a era Google, onde as relações se tornaram superficiais e distantes. Os sentimentos são explícitos em palavras escritas e não mais no contato físico, o olho no olho!
Na fase adulta, temos em média 1,67 metros quadrado de pele, um órgão sensitivo em constante alerta para receber mensagens. “Pele é o que nos dá a noção de interior e exterior nas nossas vidas”, diz o psiquiatra Geraldo Massaro. A permissão ao toque vai depender da segurança que o indivíduo tiver sobre si mesmo e das condições que o meio externo dá a ele para que se sinta seguro.
Voltando essas reflexões para o meio odontológico é importante observar as seguintes relações:
Equipe x cliente
Uma equipe carinhosa e atenciosa com o cliente faz toda a diferença durante o atendimento odontológico. O ato de tocar o cliente deve ser de maneira sutil e respeitosa, já que os tabus geralmente nos limitam aos contatos como: um aperto de mão, tapinha nas costas ou um abraço.
Na maioria das vezes um abraço ou um aperto de mão consegue transmitir segurança, carinho e conforto. É um reconhecimento explícito da importância e sentimento de carinho e amizade que temos pelo cliente. Nada substitui um contato pessoal e caloroso. O cliente gosta de ser único e recebido com toda atenção. Porém, é importante ter a sensibilidade de identificar cada tipo de pessoa: procure manter um contato de acordo com o perfil do cliente.
Algumas pessoas possuem uma necessidade maior pelo contato físico que outras: aperto de mão, abraço e outras formas de toque podem fortalecer sua relação com o cliente, não se esquecendo de manter, sempre, a postura de uma relação baseada em respeito e profissionalismo.
Referências: Revista Super Interessante
Por Nísia Teles