Por que seu concorrente não é o dentista do andar de cima?
Posted by

Por que seu concorrente não é o dentista do andar de cima?

A odontologia enfrenta uma concorrência extremamente desleal e não é entre os colegas. Atualmente competimos com o poder de compra e financiamento oferecido a maior parte da população e que infelizmente em nosso consultório é limitado.

Veja os impressionantes números de venda de TVs neste ano de copa do mundo. As propagandas induzem todos a ter uma TV maior e maior a cada ano. Em casa da população mais humilde temos cerca de uma TV em cada cômodo.

Ai vem a pergunta que não quer calar: como concorrer com as “Casas Bahia”, “Magazine Luiza”, “Ricardo Eletro”? Já que nestes estabelecimentos eles (os consumidores) tem crédito fácil e quase que instantâneo?

Em pesquisa realizada constatou-se que “dinheiro” era o quinto item que impedia o paciente de procurar um tratamento odontológico. Os primeiros estavam relacionados a falta de conhecimento sobre a necessidade de fazer uma visita regular ao dentista. A população realmente não entende o cuidado com sua saúde bucal em sua pirâmide de necessidades primárias.

Então o que fazer?

Educação, essa é a resposta. Temos que nos mobilizar junto a nossos representantes nos CROs, ABOs, APCDs etc etc e criar na população essa necessidade. Mas atenção isso não é uma coisa que se consiga de uma dia para outro.

O futuro da odontologia depende de educação a longo prazo, coisa que em nosso país, já partindo dos governos chega a soar utópico.

Fica a dica

Não entenda seu colega como seu pior concorrente. Procure focar em um determinado público, entenda seus desejos e procure educá-lo. A médio prazo seus resultados começarão a melhorar.

O marketing é uma ciência que pode lhe oferecer diversas ferramentas, sendo uma delas a pesquisa. Fazer pesquisas com seus pacientes atuais pode lhe ajudar a conhecer melhor seu público alvo e eventualmente conseguir mais clientes com esse mesmo perfil. Se conhece bem quem é seu cliente com certeza ficará mais fácil encontrar outros com o mesmo perfil.

Conhecendo seu inimigo

No Livro a Arte da Guerra , temos diversas passagens que nos mostram a importância estratégica de conhecer seu inimigo em um campo de batalha. Se você realmente conhecer seu cliente, vai saber o que ele tem como hábitos de consumo e isso lhe dará bons indicativos de quem são seus concorrentes/inimigos. Alguns que podem aparecer em sua lista:

  • Lojas de eletroeletrônicos
  • Viagens de turismo
  • Hotéis
  • Smartphones/tablets e seus aplicativos
  • Clubes
  • Restaurantes
  • Shoppings
  • Concorrentes mil..

A concorrência existe, existiu e sempre existirá. Sai ganhando quem tem mais informações. Isso se chama vantagem competitiva. Lutar contra um inimigo que você conhece é mais prático do que com um que você “acha” que sabe quem é.Seu colega pode não ser, como já disse seu pior concorrente e se você souber usar a cabeça ele poderá até se tornar seu parceiro comercial.

Unir-se com outros colegas e ganhar em escala é uma das saídas. A formação de redes pode ajudar você a diluir custos e ganhar em escala.

Como mudar esse quadro?

Em minha experiência com Processos de Coaching e Consultoria tenho trabalhado em conjunto com os colegas afim de que cada um aprenda a conhecer melhor suas forças e fraquezas, tanto do negócio como do próprio profissional. Isso amplia a capacidade individual de discernimento e capacita o dentista e enxergar “fora da caixinha” e isso tem multiplicado exponencialmente a capacidade de captação e principalmente de retenção de clientes/pacientes.

Conclusão

Conhecer seus inimigos concorrentes vai lhe capacitar a enfrentá-los de maneira mais apropriada. Conhecer suas forças e fraquezas vai lhe mostrar onde focar para conseguir crescer de forma sustentável.

Ou seja conhecimento é a base de tudo, por isso investir em conhecimento vai lhe fazer crescer como pessoa e como profissional, pense nisso…

Forte abraço,

Fonte: http://www.marketingemodontologia.com.br/2014/03/por-que-seu-concorrente-nao-e-o-dentista-andar-de-cima.html

 

Marcos Rocha é Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Coordendor de Gestão em Saúde (FACIG) , Prof. MBA Gestao em Saúde (FASAM), Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

Comments

0 Comentários desativados em Por que seu concorrente não é o dentista do andar de cima? 2158 02 maio, 2017 Gestão da Odontologia, Marcos Rocha maio 2, 2017
Marcos Rocha

About the author

Cirurgião Dentista, Consultor e Coach Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Coordenador da Disciplina de Gestão em Saúde (FACIG) , Prof. MBA Gestão em Saúde (FASAM), Executive e Business Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas Fone: (11) 9 8236-9920 / WhatsApp

View all articles by Marcos Rocha

Pesquisa

Parceiros

No related posts were found

Cursos

Facebook