Menos é mais. A palavra chave do momento é reduzir, simplificar . O que conseguimos fazer de menos gera mais valor. Mas como assim, Ana? Seria uma inversão de valores? Ao contrário do que se pensa, andamos na contramão dos negócios, relacionamentos e ideias quando complicamos o óbvio. Temos uma incrível tendência à auto – sabotagem, a transformar todo projeto em dúvida e toda solução em problema.
Trazendo isso para o mundo dos negócios e mais claramente para a Odontologia como especialidade técnica, o assunto pode complicar ainda mais. São inúmeros cursos, técnicas, teses e fontes infindáveis de informações que muitas vezes não sabemos ao menos como comprovar.
Observem que no final de cada TCC ou tese, muitas delas continuam sem respostas e com esse fato a constatação do óbvio: o mundo está em constante movimento e não há certeza absoluta. Partindo dessa analogia , simplificar pode ser um grande aliado na conquista de nossos objetivos e metas. No término dos 1870, o doutor Stéphane Tarnier, obstetra francês, vivia incomodado com um fato chocante da época. A cada cinco bebês nascidos , um morria antes de engatinhar. E quando se tratava de crianças prematuras, era muito pior: 66% dos bebês com pouco peso faleciam. Um dia, passeando, ele viu uma dessas chocadeiras de ovos – um local que, mantido aquecido, chocava os pintinhos com o calor. Com o incômodo da mortalidade dos bebês na mente, construiu uma chocadeira para bebês prematuros, a incubadora .
Viu só? Enxergar o simples, entender o óbvio, movimentar e transformar. Todas essas atitudes tem um grande poder . Então porque complicar ? Na hora da escolha do móvel, da sala , do equipamento, da marca, do cartão de visitas porque não se conectar e trazer para o ambiente algo que lhe reproduza , que seja mais ou menos , você em forma de business , negócio? Será mesmo um cartão virtual a melhor forma de se comunicar ? Que tal se aproximar do mundo real? Um sala ampla , limpa, com poucos móveis porém funcionais. Um espaço simples mas que fale por si só e algo que traga em sua essência uma experiência inesquecível pode impressionar a mente de quem vai até você gerando altos resultados na cadeia de valor do seu negócio.
Acredite ! A simplicidade é realmente o último grau da sofisticação.
Crédito Foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/tecnologia’>Tecnologia foto criado por senivpetro – br.freepik.com</a>