Seja qual for o seu tipo de atividade profissional, um dos maiores desafios é manter-se por inteiro durante seu trabalho.
Certa vez, um treinador perguntou durante uma de suas aulas: você é uma pessoa íntegra em seu trabalho?
E eu rapidamente respondi dentro de mim: “Claro, procuro ser sempre honesta meus pacientes e alunos.”
Mas ao continuar sua explanação, percebi que estava bem longe de ser uma pessoa íntegra e essa “revelação” fez muito sentido para mim.
Relacionamos integridade à honestidade, porém o que é algo integral?
Segundo o dicionário é algo que se apresenta com todos os seus componentes e propriedades originais, ou seja que está por inteiro.
Isso me fez refletir o quanto a quantidade de preocupações e o barulho mental atrapalhava o meu rendimento, produtividade e o relacionamento com meus pacientes e equipe.
Hoje continuo pensando o tempo todo, como uma pessoa normal, mas treinei a minha mente para que os pensamentos que venham a surgir, não afetem nem minha mente, nem meu coração.
Assim como eles vêm, eles vão, como ondas. Não os alimento como antes.
Gastava tanta energia me preocupando com problemas que por vezes não tinham solução, que me sentia cansada o tempo inteiro. O cansaço simplesmente não passava e é óbvio que me faltava energia para investir no que realmente faria diferença em minha vida, tanto profissional, quanto pessoal.
Li uma frase de um médico Tibetano que dizia o seguinte: “Se o problema tem solução, já não é um problema. Se não tem, também não.”
Se pretende ser um profissional de destaque, que se relaciona de forma humanizada com todas as pessoas envolvidas em seu ambiente de trabalho, sejam eles clientes, pacientes, alunos, colegas de trabalho, SEJA ÍNTEGRO. Desde dar o bom dia para a pessoa da faxina até a conversa onde vai fechar aquele super negócio, o faça da melhor forma possível, sem ser algo mecânico ou porque já está acostumado.
Mas que cada palavra saia do fundo de seu coração e com todo seu respeito pelo momento.
Um grande abraço
Priscila Ferreira – Cirurgiã-dentista
Treinadora em Atendimento e Relacionamento Humanizado