As ações de Marketing implantadas no consultório tem por objetivo principal captar e fidelizar pacientes. Para tanto são desenvolvidas estratégias que buscam criar uma gestão eficiente, melhorar os relacionamentos com os públicos e gerar serviços de qualidade.
Mas em um universo altamente competitivo, nem sempre estas estratégias apresentam resultados satisfatórios. O que leva diversos profissionais de odontologia a uma incansável busca pelo tão desejado “diferencial “, que irá funcionar como um “toque de mágica”.
O mundo mudou, a sociedade evoluiu, a odontologia desenvolveu várias tecnologias, e o paciente está mais seletivo e consciente, reconhece um bom trabalho e paga por serviços que o satisfaça. Vários estudos são feitos no mercado para conhecer o cliente, descobrir seus hábitos e atitudes, e o que realmente chama sua atenção no momento da escolha por um produto ou serviço.
Entre inúmeros resultados encontrados, destaca-se a preocupação com os valores de responsabilidade social e ambiental, a certeza do cliente estar comprando serviços de um profissional que valoriza não apenas o monetário, mas também o bem estar das pessoas e do ambiente.
Philip Kotler, o pai do marketing, já previa isto quando lançou o Marketing 3.0, que considera como essencial a gestão dos valores que são priorizados pela sociedade.
Para Kotler, o marketing iniciou suas atividades com foco nos produtos e serviços, passou pela satisfação de clientes, chegando agora a gestão de valores.
“ Onde o consumidor não é visto apenas como comprador com necessidades que seu produto / serviço pode satisfazer, mas, também, como um ser humano pleno, com coração, mente e espírito. Isso se traduz na mudança dos valores, além de ser a melhor e se diferenciar, a empresa busca fazer a diferença na sociedade.”
E é isso que o consultório precisa, criar um relacionamento que vá além da cadeira do dentista, que alcance o emocional, que faça o paciente reconhecer que as atitudes do seu dentista são baseadas na ética, transparência e nos compromissos sócios ambientais.
Esses valores priorizados pelo consultório devem ser transmitidos pela marca, para que ao visualizá-la o paciente possa associar sua imagem e seu nome a estes princípios.
E é neste contexto que entra o branding, que possui o papel de criar valor para a marca, ou seja, aumentar a atratividade da marca.
O branding faz com que a marca deixe de ser apenas imagem e passe a ser cultura e valor, transmita aos pacientes o real posicionamento do consultório.
Mas para que o branding apresente resultados é necessário que toda a equipe do consultório incorpore os mesmos valores. Não adianta por exemplo transmitir aos pacientes sua preocupação sócio ambiental, se a prestação de serviços não é realizada com base nestes princípios.
O branding não é estático, evolui de acordo com a sociedade, com o meio no qual o consultório está inserido, é abrangente, deve preocupar-se com com as experiências dos relacionamentos com os pacientes.
O branding e marketing são ações distintas que caminham em conjunto, definindo a marca, alinhando os conceitos e conciliando as ações, criando assim o diferencial que personaliza seu consultório.
Tais ações se trabalhadas corretamente, com eficiência e eficácia resultam naturalmente no fortalecimento da marca do consultório.
Marcia Nana
Gestão e Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br
www.marciananamarketing.com.br
@marcia.nana