A Primeira Impressão é a que fica
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A Primeira Impressão é a que fica

 

 

O ambiente do consultório deve ser agradável e acolhedor, não somente para o cliente, mas também para aqueles que ali trabalham.

Resolvi usar tal frase para iniciar este artigo e ilustrar um pouco a dinâmica do relacionamento entre dentista e paciente. A afirmativa pode parecer um pouco clichê, mas a considero, ainda sim, de bastante impacto, pois ela confirma um preceito básico da busca por relacionamentos duradouros: em geral, temos apenas uma chance de causar uma boa impressão, que pode durar para sempre.

Pesquisas recentes indicam que 17% da população brasileira sofrem de odontofobia. Para amenizar um pouco dessa tensão, alguns recursos podem ser úteis para tranquilizar aqueles clientes que apresentam algum tipo de medo ou ansiedade antes do atendimento.

O ambiente do consultório deve ser agradável e acolhedor, não somente para o cliente, mas também para aqueles que ali trabalham. Isso porque quando o paciente entra no consultório, ele tende a analisar tudo o que está ao alcance de sua visão. Sua percepção sensorial atua firmemente nesse processo onde as cores são observadas, o aroma captado e o som percebido. É exatamente a partir desses estímulos criados que as lembranças são formadas, pois nosso cérebro assimila as sensações (agradáveis ou não) e assim cria uma primeira impressão sobre o ambiente.

Nesse momento, tudo o que compõe o espaço se torna essencial para criação de uma imagem positiva. Detalhes que, às vezes, passam despercebidos como revistas velhas na recepção ou uma pequena mancha na parede podem ser decisivas para atender às expectativas do cliente.

Uma pesquisa de satisfação pode ser interessante para conhecer a opinião dos pacientes sobre a imagem do seu consultório ou clínica. Tal ferramenta pode ser um ótimo ponto de partida para ações de melhoria no negócio.

A seguir, veja algumas dicas simples para você mesmo iniciar o processo de ambientação do seu consultório:

– Paredes pintadas em tom pastel agradam o público predominantemente adulto, enquanto as cores mais vivas são indicadas para pessoas mais jovens.

– Fique atento às revistas e jornais localizados na sala de espera. Publicações mal conservadas demonstram falta de cuidado e passam imagem de desleixo.

– O “cheiro de dentista“ é temido por muitos pacientes e pode causar uma sensação desagradável àqueles que aguardam atendimento. Tal questão pode ser resolvida a partir de soluções aromáticas disponíveis no mercado.

– Atenção especial ao banheiro! A limpeza e conservação devem ser cuidadosas: sabonete líquido, toalhas de papel e assento descartável para vaso sanitário são itens obrigatórios.

– Creme dental e miniescovas de dente descartáveis também podem ser disponibilizadas no banheiro para que o paciente possa fazer sua higienização de última hora.

Ações simples como essas podem ter grande impacto em seu negócio. Observe, empenhe-se, construa uma imagem saudável do seu consultório e conquiste mais pacientes.

Rafael Almeida é consultor de Gestão e Marketing para Odontologia. É autor de artigos sobre temas ligados a Gerenciamento de Consultórios, Comunicação e Marketing, Tecnologia, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Pessoal.  E-mail: contato@dentalmarketing.com.br

 

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1 Comentários desativados em A Primeira Impressão é a que fica 2278 06 janeiro, 2010 Arquitetura, Rafael Almeida janeiro 6, 2010
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Rafael Almeida é consultor de Gestão e Marketing para Odontologia. É autor de artigos sobre temas ligados a Gerenciamento de Consultórios, Comunicação e Marketing, Tecnologia, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Pessoal. E-mail: contato@dentalmarketing.com.br

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