Ao longo dos anos, o marketing vem sofrendo inúmeras modificações em sua atuação, provenientes de uma necessária adequação ao que ocorre no mercado e nos cenários mundiais, que forçam a todo instante uma nova interpretação e adaptação das premissas mercadológicas.
Na década de 90 o marketing recebeu muitas e fortes influências. Neste período, inúmeros novos elementos surgiram e exerceram uma grande força e influência, principalmente sobre a área tecnológica. Assim, várias mudanças foram previstas para acontecer e outras muitas virão com o passar dos anos. Vejamos algumas das principais tendências do marketing que tenham consequência direta no setor da saúde:
1.Marketing de Relacionamento:
Relacionamento é um dos mais comentados assuntos dentro do marketing contemporâneo.
Com o redirecionamento do foco para o relacionamento, as organizações deixaram de lado a questão do marketing de transações. Não visam mais realizar vendas rápidas, mas sim efetuar um contato maior com o consumidor, torná-lo verdadeiramente um cliente, trazê-lo cada vez mais perto da organização, estreitar o relacionamento, procurar saber mais sobre sua vida, costumes e particularidades, para que assim possam continuar a oferecer produtos e/ou serviços de qualidade e que estão prontamente direcionados na satisfação dos desejos e necessidades existentes. Não há interesse em vender uma só vez, mas sim de vender de novo e de novo.
Desta forma, criar elos de valor entre organização e cliente só poderá trazer situações benéficas para ambos os lados, de forma a estreitar qualquer tipo de contato, visando sempre alcançar objetivos a curto e longo prazo.
2. Ênfase na Manutenção e Satisfação dos clientes:
Bom atendimento é a chave para isso. Cada vez mais, os clientes se tornam exigentes quanto ao bom atendimento e a atenção a eles dispensada, tanto pelo profisional quanto pela equipe (secretária, recepcionista, etc).
Além disso, as organizações estão criando departamentos responsáveis pela manutenção e satisfação de seus clientes. Esse setor é responsável por extrair dos clientes e do mercado as informações necessárias para o desenvolvimento de ações voltadas a satisfação das novas necessidades. Isso pode ocorrer tanto nas operações financeiras quanto no desenvolvimento de novos produtos e serviços, de forma a torna-lo o mais amplo e completo possível junto a percepção de valor dos clientes.
3. Database Marketing:
Uma das bases prioritárias para a realização de um marketing de relacionamento eficaz é praticar o chamado Database Marketing, que consiste em armazenar os dados dos clientes (e ainda não clientes), tabulá-los e codificá-los, tornando-os disponíveis em grupamentos de interesse, de acordo com os objetivos de cada estratégia a ser adotada.
O número de informações que poderá conter um banco de dados cabe ao interesse daquilo que se quer saber e o grau de aprofundamento nos costumes dos clientes. As informações mínimas são: nome completo, endereço, telefone, data de nascimento, estado civil, cargo e empresa que trabalha, entre outros.
Todo aprofundamento de informação dá-se ao fato de que o marketing de relacionamento só terá efetiva função ao passo que a organização conheça seu cliente e consiga a todo instante surpreendê-lo.
Estruturar um banco de dados eficiente requer um investimento alto, porém isso não impede que organizações de menor porte, o que inclui clínicas e consultórios, exerçam este tipo de ação, já que um banco de dados com sistemas mais simplificados pode ser estruturado sem grandes dificuldades.
4. Comunicações Integradas de Marketing
A publicidade está cedendo espaço para uma nova abordagem mais abrangente, que engloba inúmeros elementos como a própria publicidade, a propaganda, a promoção de vendas, a área de relações públicas e o marketing direto.
Todas as premissas analisadas anteriormente mostram que o novo milênio está se preparando para práticas de prestação de serviços voltados a satisfação das necessidades dos clientes, através de uma percepção elucidada e baseada nos fatores originados do estreitar do relacionamento, cuidando de perto de seus clientes e olhando de forma cada vez mais crítica para o seu mercado, a ponto de encontrar vantagens competitivas e lucrativas para toda organização.
Por Plínio Augusto Rehse Tomaz