Ferramentas importantes no processo de fidelização de clientes no consultório odontológico
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Ferramentas importantes no processo de fidelização de clientes no consultório odontológico

 

O consultório odontológico é uma empresa que possui elementos como processos internos , fluxo de caixa e projeções. Juntos , estes, formam o arcabouço do seu complexo financeiro. Sua receita é proveniente dos serviços prestados e seu principal ativo , os clientes.

Além dessa consciência, o dentista, como gestor do seu negócio, deve ser capaz de conhecer bem seus recursos, muitas vezes escassos , alcançando o que chamamos de eficiência e obtendo lucro, o que chamamos de eficácia.

Como aumentar então, o faturamento garantindo um  equilíbrio?

Podemos afirmar que a motivação do dentista em seu negócio somada ao direcionamento e modelos corretos  produzirão os melhores resultados .

Um ponto importante para avaliação da adequação do modelo é a verificação das estratégias utilizadas na captação de novos clientes e manutenção dos já existentes. Adquirir novos torna-se muitas vezes o principal objetivo porém, a ansiedade por resultados imediatos acaba por minar um ponto fundamental: a cativação dos já existentes.

Diante disso é preciso estar atento para a importância da fidelização na geração de novas receitas.

Um cliente surpreendido é capaz de multiplicar por até dez vezes mais o número de indiretos. Isso porque a chave do processo de encantamento está na associação cerebral que o indivíduo tem da experiência positiva vivida em um dado momento. Paralelo à este, surge  o desejo de multiplicação da informação e experiência, o que se reflete diretamente em uma  ferramenta de marketing gratuito para o seu negócio.

Estratégias devem ser direcionadas no sentido de entregarmos sempre mais do que o cliente pediu. Para isso, é preciso portanto utilizar  as três ferramentas da fidelização :  o interesse real , a lembrança positiva e o encantamento , tornando-as uma constante.

O interesse real baseia-se em uma estratégia de pesquisa prévia dos interesses e hábitos do cliente baseada por exemplo em seu estilo de vida , experiências e expectativas.

A lembrança positiva consiste na afirmação e reafirmação do momento positivo vivido além de um pedido de multiplicação da informação.

O encantamento consiste na aplicação de estratégias que promovem uma superação de expectativas.

Consultórios espalhados pelo mundo são hoje verdadeiros centros de relaxamento, alegria e diversão. Alguns se valem de cores, outros de ferramentas simples como a escolha da trilha sonora preferida do cliente e alguns, com menos recursos, de simples bilhetinhos personalizados de boas – vindas à primeira visita.

Vale salientar também que é preciso adequar a estratégia à realidade financeira . Não se esqueçam de que, recursos bem aplicados geram lucro que por sua vez são reinvestidos em mais estratégias de marketing para geração de novos clientes.

Nossos consultórios  podem  portanto tornar – se  verdadeiros espaços criativos onde a experiência deixará de ser simplesmente o serviço e passará a ser o momento único e insubstituível capaz de multiplicar incrivelmente os resultados . Acredite!

Ana Paula Marques é cirurgiã – dentista , especializada em empreendedorismo e inovação pela instituição BI International certificada em Babson College – welleslwy – Massachusstes – EUA. Além de seus outros projetos, dedica-se ao empreendedorismo social e é parceira da Endeavor Brasil. É palestrante e coordena o Curso de inovação da CAP – Aracaju- SE. Contato : (71) 992374545

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Ana Paula Marques

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Cirurgiã - dentista graduada há 18 anos na Universidade Estadual de Feira de Santana e pós graduada no Sebrae e na BI International - Escola de Empreendedorismo e Inovação com extensão em Babson College - Wellesley - Massachussets - EUA. É palestrante e coordenadora do Curso de Empreendedorismo e Inovação da CAP - Aracaju - SE. Redes Sociais : Instagram @dra_anamarques / @pegm_online / @negocioscriativosonline Contato : draanapaulamarques@gmail.com

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