Hoje, a clínica que consegue implantar o conceito de Odontologia Integrada tem menos dificuldades do que os tradicionais consultórios unidisciplinares.
Há aproximadamente 20 anos, a odontologia “startou” um processo de crescimento exponencial. Filhos de dentistas, que seguiram a carreira de seus pais, sentiram na pele os efeitos da globalização. Vivendo em um mundo de alta competitividade e com a necessidade vital de se especializar tecnicamente, muitos optaram, instintivamente, por conhecer outras matérias, a fim de poder realizar um trabalho diferenciado e com grandes chances de sucesso.
No início do século, vivemos intensas transformações e atualizações tecnológicas, o que mostrou aos profissionais a necessidade de conhecerem ferramentas e instrumentos novos de gestão de modo a se adequar à demanda que existe hoje por procedimentos modernos e, dessa forma, satisfazerem a necessidade do consumidor final do novo século.
O marketing tem sido uma importante ferramenta na gestão empresarial, transformando o mundo dos negócios, pois possibilitou, por meio de seus conceitos, que uma empresa consiga ser diferente e agradar ao maior número de pessoas ao mesmo tempo, conquistando o que chamamos de market share (participação de mercado) dentro da odontologia.
Vale ressaltar que há 20 ou 30 anos, o dentista atendia todas às especialidades, e era o dentista da família. Hoje, com a exigência de se especializar, originou-se a então chamada Odontologia Integrada. Atualmente, profissionais conseguem trabalhar juntos em um mesmo espaço físico com formações e especializações diferentes e complementares ao mesmo tempo. Com isso, tornou-se mais eficaz o atendimento odontológico, otimizando o tempo do paciente, do tratamento e do profissional. A clínica que consegue implantar esse conceito tem hoje menos dificuldades do que os tradicionais consultórios unidisciplinares.
A grande questão de implantar o marketing como solução estratégica na clínica ou consultório odontológico é vital para o dentista. Porém, ele não pode apenas entender o marketing somente como um instrumento de propaganda e vendas, pois o marketing é a capacidade de estudar e enxergar o mercado de maneira holística e com visão estratégica orientada para resultados.
Conseguir sair na frente e antever tendências são atitudes de quem pratica o marketing no seu negócio. Gerenciar a própria carreira e a carteira de clientes reais também são funções do marketing na odontologia, ou seja, saber compreender e satisfazer as necessidades dos clientes encantado-os é uma das formas brilhantes de demonstrar que o conceito de marketing corre na veia do empreendedor.
Importante: peça uma orientação a um profissional sempre que sentir necessidade. Hoje, o mercado está preparado para prestar consultorias focadas na questão odontológica. Existem vários profissionais excelentes que prestam tais serviços. Outro fator importantíssimo que não podemos deixar de citar é que pessoas também fazem parte de toda a estratégia de marketing da empresa. Exercite e consulte a melhor forma de alocar esses recursos.
Padronizar o negócio também é tarefa do marketing, pois por mais que você trabalhe com vários profissionais em sua clínica de diferentes áreas é muito importante sempre conversar e ouvir as pessoas, que contribuirão, nesse momento, com sua experiência, como também ouvir o paciente, que sempre gera sugestões para sua clínica e que podem fazer toda a diferença no futuro. Sucesso!
Alexandre Silva