Metas na Clínica Odontológica
Posted by

Metas na Clínica Odontológica

 

 

Determine uma meta para o próximo ano, uma para dois anos e outra para cinco anos.Agora trace um planejamento para alcançá-las. Não poupe ideias. Procure alcançá-las primeiro no papel. Visualize-as alcançadas.

Em um mercado altamente competitivo, onde qualquer detalhe faz toda a diferença, como não pensar em metas?

Mas, afinal de contas, o que seriam essas tais metas tão aplicadas no mercado empresarial, mas tão distantes da clínica odontológica.

Bom, vamos começar do início.

Metas são diferentes de desejos. Nos desejos, expressamos nossos sonhos, nossas sinceras vontades, como, por exemplo, uma viagem à Disney, um grande amor ou até a conquista do primeiro milhão de dólares. Não existem regras. Só vontade e emoção.

Nas metas não. As metas devem seguir algumas regras para que sua aplicação se efetive.

O ponto de partida e fundamental é adaptar sua meta ao conceito SMART. No inglês SMART significa esperto, e aplicando às metas temos:

  • S-eSpecificidade – Toda meta tem de ser específica, ou seja, não genérica.
  • M-Mensurável – Toda meta tem que ter números para poder ser medida.
  • A-Alcançável – Metas válidas têm que ter possibilidades reais de ser alcançadas.
  • R-Relevante – Metas sempre têm que ser importantes para quem as cria.
  • T-Temporal – A relação do tempo na construção das metas é essencial.

Vamos aplicar o “SMART” em um exemplo:

“Para o ano de 2011, quero aumentar o faturamento da clínica em 30% por meio da contratação de dois especialistas: um ortodontista e um implantodontista, a fim de preencher os espaços ociosos de atendimento e suprir uma demanda observada em 2010”.

Neste caso, podemos observar que a meta é bem específica; é temporal (ano de 2011); é mensurável (30% de aumento no faturamento); é relevante (o crescimento de uma empresa é sempre importante para seu dono); e é alcançável (aparentemente, existe uma necessidade de preenchimento de espaços ociosos e procura dessas duas especialidades pelos clientes da clínica).

Observe como adequar uma meta ao conceito SMART não é tão complicado assim. Só precisa de reflexão e planejamento.

Mas por que as metas seriam tão importantes para uma clínica odontológica?

Partindo de uma premissa antiga que “sabendo aonde você quer ir será mais fácil chegar lá”, as metas funcionariam como um farol.

Imagine você em alto-mar, perdido. Sua única referência é um sinal de luz que aparece bem lá no fim do horizonte. As grandes ondas, o vento forte, enfim, todos os obstáculos a sua frente terão de ser ultrapassados para chegar “àquela luz”.

De repente, você vê que a luz nada mais é que um farol, à beira mar, que desde o começo lhe direcionou ao seu destino.

As metas funcionam como tal. Uma direção ao objetivo.

Faça um teste. Determine uma meta para o próximo ano, uma para dois anos e outra para cinco anos.Agora trace um planejamento para alcançá-las. Não poupe ideias. Procure alcançá-las primeiro no papel. Visualize-as alcançadas. O que será preciso para chegar lá? Quais obstáculos terá de ultrapassar? Crie alternativas, inicialmente no papel, para ultrapassá-los. Perceba que à medida que você evolui na construção desse planejamento parece que as coisas começam a tomar forma. Feito isso, determine um planejamento mais formal com as ações programadas, em ordem de importância e tempo, para chegar às metas. Agora é só aplicar.

Verifique constantemente o quanto você avançou em direção às suas metas. Caso seja necessário modifique uma ou outra ação, mas não altere nunca as metas.

Pode ter certeza de uma coisa: a chance de você alcançar suas metas trabalhando dessa forma é muito grande. E mesmo que você não consiga alcançá-las na totalidade vai perceber que foi por pouco, e o seu esforço será muito compensador.

Então chega de blábláblá! Ache um local calmo, um lápis, um caderno e coloque as ideias no papel. Faça das suas metas o seu mais novo desafio.

Boa sorte!

Roberto Porto Santos é cirurgião-dentista e consultor em Gestão Odontológica da Tethis Consultoria e Soluções em Saúde.

 

Comments

0 Comentários desativados em Metas na Clínica Odontológica 2811 24 agosto, 2015 Gestão da Odontologia, Roberto Porto agosto 24, 2015
Roberto Porto

About the author

Roberto Porto Santos é cirurgião-dentista e consultor em Gestão Odontológica da Tethis Consultoria e Soluções em Saúde.

View all articles by Roberto Porto

Pesquisa

Parceiros

No related posts were found

Cursos

Facebook