Ter sucesso em odontologia é muito mais do que contar com a sorte, por isso, não deixe de investir sempre, seja em educação, conhecimento, tecnologia, conforto etc.
Muitas respostas no mundo são dadas precisamente por fórmulas matemáticas. Algumas pessoas chamam essa escalada para o sucesso de fórmulas mágicas para o sucesso ou quem sabe de degraus para o sucesso, dicas de sucesso, enfim, não existe uma forma precisa para mensurar os resultados e o comportamento das variáveis que levam ao sucesso profissional. A grande questão é: “será que as dicas, passo a passo e fórmulas mágicas são capazes de darem à luz ao dentista de como obter sucesso em seu consultório?”.
Afinal, Qual a fórmula para o sucesso na Odontologia?
Sabemos que o somatório de habilidades que uma pessoa possa ter, sendo elas focadas para resultados positivos, as chances de se alcançar o sucesso são muito maiores. Porém, não existe uma fórmula mágica para a odontologia, e partindo dessa premissa, entendo que o sucesso no setor depende muito mais da determinação, escolhas e habilidade dos gestores de clínicas e consultórios do que da própria sorte.
Reunir insumos para facilitar o êxito estratégico é fundamental, ou seja, ter fatores econômicos, culturais e sociais em seu favor é fundamental.
Fazer do consultório uma empresa de sucesso, um negócio lucrativo e reconhecido nem sempre está relacionado com um projeto de realização pessoal do dentista. O sonho da maioria dos profissionais é ser bem remunerado, conseguir estabilidade financeira e poder trabalhar o tempo que ele determina para sua jornada de trabalho, somado à experiência com sua especialidade. Outros mais ambiciosos constroem redes de clínicas multidisciplinares e caem na concorrência pelo paciente que busca ser atendido em várias especialidades em um só lugar. Essa é a grande escolha que o profissional faz quando sai da faculdade: ou ele desenvolve um plano de crescimento contínuo de sua carreira e negócio, ou tenderá a trabalhar para os outros, inclusive os convênios, em boa parte de sua vida profissional. Ainda está na moda também partir para carreira pública militar, que sempre esteve em alta e deve continuar por alguns anos ainda assim.
O sucesso, como podemos ver, depende única e exclusivamente dos objetivos individuais de cada um e o quanto se faz para que isso se torne realidade.
Fatores facilitadores do sucesso
Objetivo profissional – De uma forma ou de outra, sabemos o que queremos em médio e curto prazos. Através do empenho de nossas forças, com uma pitada de ousadia, conseguiremos mais rápido possível dar os primeiros passos para o sucesso;
Pessoas – Procure sempre estar ao lado de pessoas que somem para o seu cotidiano, pessoas com energia positiva e com vontade de crescer com você em seu projeto. Não importa se estamos falando de dentistas que irão trabalhar com você nem tão pouco da recepcionista ou ASB, o importante é que a sinergia aconteça entre a equipe do seu consultório ou clínica;
Recursos – Invista em tecnologia, ouse, não espere que as coisas aconteçam do nada. Vá ao encontro com o que há de moderno, monte uma estrutura invejável com pessoas treinadas e equipamentos que permitam que você interaja, sem ficar para trás;
Capacitação – Nunca abandone a faculdade, aprenda sempre. Especializa-se em alguma área da odontologia, seja fazendo cursos de gestão ou marketing. O importante é estar atento a tudo e a todos. Não podemos deixar que a concorrência nos vença depois de tanto esforço empreendido;
Aperfeiçoamento – Procure saber de seus clientes o que mais os encanta em um atendimento odontológico. Busque essas informações e transforme em diferencial competitivo para o seu negócio. Saia na frente sempre;
Determinação e motivação – Ser uma pessoa determinada, proativa, comunicativa e que sabe o que quer pode facilitar muito a conquista de suas vitórias. Porém, para que isso ocorra com mais rapidez e naturalidade é preciso termos a capacidade de nos automotivar e motivar nossos colaboradores e clientes, mantendo sempre um clima harmonioso e cativador. Dessa forma, teremos o ponto ótimo da questão e o sucesso será apenas consequência.
Ter sucesso em odontologia é muito mais do que contar com a sorte, por isso, não deixe de investir sempre, seja em educação, conhecimento, tecnologia, conforto etc. Investindo em você e em seu consultório, seus pacientes perceberão o quanto se dedica à profissão e na atenção à saúde bucal. Por isso, não pare de inovar e de criar diferenciais competitivos. Invente, seja o novo e o moderno, conquiste de vez o seu espaço na cabeça de seus clientes.
Aproveito para parabenizar todos os profissionais odontólogos desses País, a quem eu tenho muito respeito e admiração. Saúde, sorte e sucesso. Parabéns pelo Dia dos Dentistas, comemorado em 25 de outubro último.
Alexandre Silva é Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo CENTRODONTO. www.centrodontorio.com.br – alexandre@centrodontorio.com.br