Com uma concorrência cada dia mais agressiva é importante que o profissional esteja constantemente presente na vida do cliente, e a internet se tornou um forte aliado na conquista e encantamento de clientes atuais e futuros.
A internet tem se mostrado uma eficiente ferramenta de fidelização de clientes nos mais diversos segmentos. Na área de odontologia não é diferente. Os recursos digitais, como e-mail marketing, newsletter etc., podem ser grandes aliados na busca de novos negócios, garantindo grandes diferenciais competitivos para profissionais e consultórios. Saiba mais nesta entrevista com Nísia Teles, sócia-proprietária do Markentista – Marketing & Design, que atua há 12 anos na área de odontologia. Nísia é graduada em Marketing, além de consultora de Marketing para dentistas, idealizadora e coordenadora do Clube Markentista e colaboradora de várias revistas do setor. Também é autora de diversos artigos sobre marketing na odontologia, bem como ministra cursos e palestras sobre Marketing Odontológico.
O que é newsletter e e-mail marketing?
Nísia Teles – Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes atuais e futuros de clínicas ou consultórios odontológicos, oferecendo conteúdo informativo sobre assuntos específicos, associado à divulgação da clínica e dos serviços oferecidos. O e-mail marketing é utilizado como instrumento para essa comunicação e oferece inúmeras vantagens, como, por exemplo, a economia de papel, já que tudo é feito via internet.
Por que é tão importante investir na fidelização dos clientes?
Com uma concorrência cada dia mais agressiva é importante que o profissional esteja constantemente presente na vida do cliente, e a internet se tornou um forte aliado na conquista e encantamento de clientes atuais e futuros. Hoje em dia, não basta ser visto; é preciso ser lembrado constantemente. Por meio da internet e os recursos que ela oferece é possível fazer isso muito bem.
Como a newsletter e o e-mail marketing podem contribuir para a fidelização de clientes?
Por meio de uma newsletter ou e-mail marketing bem estruturados, com um conteúdo interessante e um layout bem feito e visualmente agradável, o profissional fortalece seu relacionamento com o cliente e cria um vínculo emocional, tornando a relação dentista x paciente algo além do trivial. Não podemos nos esquecer de que nossa vida é baseada em relações humanas, e essas relações devem acontecer de uma maneira positiva e única dentro da odontologia. O profissional precisa sair do básico consultório x paciente, fazendo que o cliente lembre-se do seu dentista constantemente de uma forma positiva e alegre, e não apenas quando sentir dor.
Qual é o conteúdo mais indicado para uma newsletter?
Assuntos diversos sobre saúde bucal, bem-estar e tudo que esteja associado ao sorriso. O importante é que o conteúdo esteja relacionado com o posicionamento da clínica. Se for uma clínica ou consultório para jovens, a linguagem deve ser para esse público com assuntos de interesse do mesmo. Outro ponto importante é ser atual e antenado com as novidades, levar coisas diferentes para tornar a leitura descontraída e interessante.
Como montar um e-mail marketing para uma clínica odontológica?
É importante seguir alguns passos:
- Definir o posicionamento da clínica e seu público-alvo;
- Definir o objetivo do e-mail marketing. Divulgação de serviço? Mensagem para o “Dia do Amigo”? Comunicado de viagem? Aniversário?;
- Desenvolver a mensagem, associando sempre ao sorriso, bem-estar, alegria, bom humor e o lado positivo da odontologia;
- Preparar tudo em um briefing (instruções) e enviar ao programador visual, que irá desenvolver o layout de acordo com o posicionamento e conteúdo proposto;
- O e-mail marketing precisa ter um visual harmônico e alegre, para que se torne atraente aos olhos de quem o recebe.
O envio de cartões de aniversário e em datas comemorativas contribui para a fidelização do cliente?
Sim, mas hoje isso não é suficiente, até por se tratar de algo comum em vários lugares. O profissional precisa surpreender o cliente, fazer algo que ele não espera. O cartão de aniversário, de natal etc. é comum, todo mundo faz! Usar a criatividade nesses momentos é muito importante, por exemplo: No aniversário, em vez de enviar aquela mensagem batida de “Feliz aniversário!” por que não enviar uma mensagem engraçada ou dicas para a pessoa sorrir muito no seu grande dia? Muitas pessoas recebem milhares de cartões no final do ano, na maioria das vezes nem absorvem a mensagem. O mais indicado é enviar um cartão antes dessas festas, agradecendo a fidelidade durante o ano que se acaba, ou depois, desejando que o ano que começa seja repleto de alegrias!
Quando é indicado usar a correspondência eletrônica ou a física (papel)?
Mesmo com toda modernidade da internet, ainda existem pessoas que não sabem nem ligar o computador, então é preciso saber fidelizar essas pessoas por meio de um meio efetivo, neste caso a correspondência física.
A correspondência física diminuiu em muitos lugares até pela questão ambiental, já que utilizando menos papel estamos ajudando o meio ambiente. Mas em alguns casos acho importante enviar uma carta física, buscando humanizar e aproximar mais a clínica do cliente: enfermidade, falecimento, casamento, formatura, entre outros.
Já existem clínicas que utilizam esse método?
Sim, com a velocidade da informação, muitas clínicas já se adaptaram ao mundo moderno e começaram a oferecer mensalmente informativos eletrônicos aos seus clientes.
Cite um caso de sucesso no Markentista.
A newsletter da Clínica Odontológica da Dra. Walmira XXXX (quem é???..nem todos os leitores conhecem…importante dizer quem é e onde fica???)é um sucesso! Começamos a enviar ano passado e os clientes adoram. Além de enviar por e-mail, os clientes também podem acessar a newsletter por meio do site, blog e orkut. Além da newsletter, a clínica envia mensagem de aniversário, carnaval, natal, divulgação de tratamentos, entre outros.
Quais dicas você pode deixar para os profissionais que desejam fidelizar seus clientes?
Por meio de um bom planejamento é possível desenvolver uma excelente newsletter com a cara da clínica ou do consultório. A clínica e/ou consultório que envia constantemente newsletter e e-mail marketing aos seus clientes fortalece a marca, cria vínculos, se torna presente na vida dos clientes de uma maneira positiva, gera propaganda boca a boca e transmite credibilidade e segurança.
O objetivo de uma newsletter é que seja um informativo regular. Se o profissional não puder dar continuidade é melhor nem começar. O mais indicado é a publicação mensal ou conforme o interesse dos seus clientes. Não é positivo bombardear a caixa de e-mail do cliente. É importante sempre deixar uma mensagem ao final da sua newsletter com a opção de continuar recebendo ou não o informativo da clínica. Sucesso e muitos sorrisos!
Nísia Teles é graduada em marketing, fundadora da Consultoria Markentista onde é responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos. Realiza palestras, treinamentos de equipe e coordena os cursos do Clube Markentista. www.marketinsta.com.br www.blog.marketista.com.br nisia@markentista.com.br