Os profissionais se veem obrigados a rever seus conceitos. Hoje, somente a competência, a experiência e o famoso marketing boca-a-boca não são mais suficientes para satisfazer todas as necessidades dos pacientes.
Num mercado crescente e competitivo em que atuam cerca de 220 mil profissionais e, anualmente, são formados 15 mil novos concorrentes nas 175 universidades do País. Esse é o cenário atual do setor de odontologia no Brasil, no qual os profissionais se veem obrigados a rever seus conceitos e conscientizar-se de que somente a competência, a experiência e o famoso marketing boca-a-boca (com trocadilho, por favor) não são mais suficientes para satisfazer todas as necessidades dos pacientes. O que mais tenho escutado de clientes cirurgiões-dentistas são reclamações em relação ao desaparecimento dos pacientes, da concorrência predatória e da desvalorização do setor por meio dos preços praticados. A aparente causa para o caos não para por aí: existem os planos de saúde (que pagam pouco pela consulta), existem também os pacientes que marcam a consulta e não comparecem (deixando um buraco na agenda e, consequentemente, diminuindo a receita do consultório) e os imprevistos – um compressor que deixa de funcionar bem na hora de uma cirurgia.
Tudo o que foi dito até agora neste artigo pode parecer assustador, mas se faz necessário para refletirmos sobre a atual realidade da maioria dos profissionais da área. Para analisar a dinâmica do mercado, somos obrigados a parar, pensar e refletir: Será que essa aparente crise é uma exclusividade dos profissionais do “motorzinho”? Será que todos os outros setores da economia estão atravessando um lindo mar de rosas e só a odontologia está passando por dificuldades?
Convido você a fazer um teste para começar a transformar esse cenário, por meio de uma breve reflexão sobre a ideia de que apenas o marketing boca-a-boca e o tradicional cartão de “Boas Festas” não são mais suficientes para manter seus pacientes… É preciso mais! É preciso encantar seu cliente! Pegue um papel e uma caneta e enumere todos os problemas encontrados na gestão do seu dia a dia. Para cada problema encontrado, ligue para dois pacientes e ofereça um check-up grátis.
Pronto! A ideia é começar a investir em ações de marketing simples e baratas, mas que podem solucionar boa parte dos problemas identificados pela sua lista: O relacionamento com seu paciente.
Rafael Almeida é consultor de Gestão e Marketing para Odontologia. Escreve artigos com temas ligados a gerenciamento de consultórios, comunicação, marketing, tecnologia, gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal. contato@dentalmarketing.com.br www.dentalmarketing.com.br