Sobre ética, mídia social e odontologia
Posted by

Sobre ética, mídia social e odontologia

 

“Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata
Mas com gente é diferente…”

No ano passado, finalmente, o CFO liberou o uso estético da toxina Botulínica e dos preenchedores para os dentistas Então, houve uma grande reação da comunidade odontológica para vender os serviços desta nova área da odontologia.

Novos cursos surgiram e, ainda, surgem. Vários dentistas passaram a ofertar, em seus consultórios, os tratamentos estéticos. Todos querem aproveitar o novo filão de qualquer maneira. Então foi, justamente, aqui, que algo saiu dos trilhos…

De repente, as mídias sociais foram invadidas por imagens de procedimentos, vídeos ao vivo e propagandas, muita propaganda dos ‘novos’ tratamentos. E quem as fez usou os mais míopes dos argumentos. Falaram que procedimentos estéticos não se referem à saúde, falaram que se algo der errado, durante os procedimentos, a culpa é do consumidor e falaram outras balelas sem fundamentos.

O fato é: Anunciar procedimentos odontológicos, nas mídias sociais é sim; infração de Ética. E quem o faz, é sim; um profissional antiético, segundo o Código de Ética da Odontologia.

Não adianta argumentar que não concorda com o Código, pois, não é no arrepio da lei que a coisa se resolve. Se você é um partidário contrário das regras estabelecidas, organize, crie fórum de discussão, vote nos representantes que também são contrários e mude as regras!

Não aceito argumentos como: ‘Todo mundo faz’; ‘Se eu não fizer, outro vai fazer… ’

Não digo que fazer propaganda seja ruim mas, na minha opinião, alguns serviços não se enquadram dentro desse esquemão de antes/depois. E certamente a odontologia é um dos que não se enquadra. Acredito e sei que há meios muito melhores para alavancar os nossos consultórios.

Logo, vamos escutar as reclamações sobre esses serviços odontológicos. É só uma questão de tempo.

Isso porque os procedimentos odontológicos são únicos e exclusivos, o que serve para mim, não vai ser a solução para você. Paulatinamente, estamos estabelecendo a exclusividade, o bom tratamento e a individualidade nos serviços odontológicos, e agora, querem mudar tudo.

Os pacientes, agora, são como gado, tratados por rebanho às custas de procedimentos miraculosos.

Leonardo Augusto da Matta Fonseca é especialista em Ortodondia e em Gestão de Saúde. mattafonseca@gmail.com http://www.ortoblog.com/

 

Comments

0 Comentários desativados em Sobre ética, mídia social e odontologia 2604 19 maio, 2017 Leonardo Augusto, Marketing e Vendas maio 19, 2017
Leo Augusto

About the author

Especialista em Ortodondia e em Gestão de Saúde. mattafonseca@gmail.com

View all articles by Leo Augusto

Pesquisa

Cursos

Facebook